
fernanda
pacca
APRESENTAÇÃO
Fernanda Pacca tece suas obras com pinça cirúrgica a partir do movimento de sobreposição e colagem de fios de costura multicores, com ou sem superfície de contato.
A técnica de caráter autoral permite a manipulação sensível dos filamentos no limite do domínio tátil do instrumento que se constitui como extensão de seus dedos.
Suas composições derivam de incômodos introspectivos, da transfiguração de pensamentos inquietos e da urgência de expressá-los.
A artista destaca em suas criações recentes a fala do corpo político ao ilustrar conexões e colisões entre corpo e poder, indivíduo e sociedade, identidade e singularidade, dominação e resistência.
Ao retratar o corpo - instância de poder e de luta - com suas marcas, cicatrizes, símbolos e medos, a artista descreve representações literais e fusões metamórficas entre humanos e insetos para simbolizar as potências e fragilidades dos elementos envolvidos nas relações de poder e submissão.
Seus gestos se opõem às normas, estruturas e hierarquias estabelecidas pelas instâncias capazes de moldar e controlar corpos e inibir perspectivas libertárias.
Sua obra convida o público a refletir sobre como essas questões afetam as vidas individuais e coletivas e, simultaneamente, apontam linhas de fuga e de emancipação.
Ao propor o diálogo crítico por meio da expressão artística de mundo, a artista busca ampliar os espaços de reconhecimento da diferença no contexto político contemporâneo.
É deste modo que suas linhas traçam riscos ambíguos capazes de produzir descosturas críticas da realidade e revelar sutilezas da intimidade de seu corpo criador. Não lhe falta ousadia. Sua arte está sempre por um fio...
Adriano Fernandes
.jpg)



